AdSense

sábado, 7 de janeiro de 2017

Desodorante Ecologicamente Correto

Leite de Magnésia

O leite de magnésia, que é o nome comercial da solução aquosa do hidróxido de magnésio (Mg(OH)2) com uma concentração de aproximadamente 6%.




O principal uso desse líquido branco e espesso é como antiácido e laxante. Mas, seu uso como desodorante vem ganhando cada vez mais adeptos por vários motivos:

- É uma alternativa ecológica ao desodorante comum



- Muitas pessoas têm medo de que o antitranspirante normal cause câncer. Um ramo da medicina conhecido por Medicina Ortomolecular sugere que o alumínio presente nos antiperspirantes e antitranspirantes pode ser absorvido pelo organismo e se acumular, o que aumentaria a incidência de câncer de mama e o mal de Alzheimer. Segundo parecer técnico divulgado pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), até o momento não existe comprovação científica para essas alegações.



- O leite de magnésia é mais barato que os antitranspirantes comuns, além de durar mais tempo e acaba com as manchas e irritações nas axilas.
Minha esposa, Paula Rempel, é alérgica a várias substâncias, entre elas os desodorantes comuns. Ela faz uso do leite de magnésia. Mistura dois terços do produto para um terço de água. Homogeniza bem e passa nas axilas.O leite de magnésia não impede a transpiração, mas evita o mau cheiro de suores. Inclusive é um ótimo produto para retirar manchas da pele causadas pelas alergias. A Paula ficou com algumas manchas nas axilas devido a alergia, mas com o uso do leite de magnésia, observamos que as manchas sumiram ! Desde então fazemos uso do produto também para essa finalidade.


Para verificarmos que o leite de magnésia consegue realmente acabar com o mau cheiro nas axilas, precisamos primeiramente saber do que é constituído nosso suor e porque ele apresenta esse odor desagradável.


Nossas glândulas écrinas e epócrinas secretam o suor, que é constituído basicamente de água (99%), cloreto de sódio, ácidos carboxílicos de baixa massa molar, ureia, sais de ferro, potássio, amônio, ácido lático, proteínas e outros componentes. A sua função é regular a temperatura corporal e eliminar metabólitos.


O suor é então eliminado pelas glândulas sudoríparas, inicialmente sem nenhum odor desagradável. Porém, na nossa pele existem bactérias que metabolizam as substâncias do suor e produzem alguns compostos de cheiro ruim, tais como ácido butírico, capróico e outros associados a aminas e mercaptana.


Esses ácidos carboxílicos mencionados possuem um cheiro bastante forte e irritante. Por exemplo, o ácido butírico (C3H7COOH) possui esse nome porque vem do latim butirum, que significa “manteiga”, ele tem o cheiro de manteiga rançosa. O ácido capróico vem do latim caper, que significa “cabra”, é o popular “cheiro de bode”.


Assim, lavar com água e sabão as axilas diminui o cheiro ruim, entretanto, não acaba totalmente com o odor, pois não atinge por completo os agentes microbianos, que podem ficar na derme, a camada intermediária da pele. Por isso, a necessidade de se utilizar “produtos químicos”.

Como vimos, são os ácidos que trazem o mau cheiro, assim, se usarmos substâncias básicas no local, o meio é neutralizado. Por exemplo, se utilizarmos o leite de magnésia, que é a base hidróxido de sódio, estaremos tornando o meio básico, o que irá provocar a morte das bactérias e, consequentemente, elas não irão decompor as substâncias orgânicas eliminadas no suor.


Outra substância muito utilizada em talcos desodorantes é o bicarbonato de sódio (NaHCO3), pois ele é capaz de neutralizar o excesso de ácido no meio.

Fonte: Mundo Educação
Participação: Paula Rempel
Imagens: Internet

Nenhum comentário:

Postar um comentário