AdSense

sábado, 23 de maio de 2015

Gravidez Psicológica

O que é Gravidez Psicológica?


A gravidez psicológica é um transtorno psicológico cujo nome técnico é pseudociese. Apesar de ser psicológico, o transtorno causa também alterações fisiológicas. Ocorre muito em animais, principalmente cadelas, mas em mulheres a incidência é baixa. E pasme, pode acontecer com homens também!

A pseudociese acontece em todas as etnias, níveis sociais e idades. Na maioria dos casos essa falsa gravidez dura apenas algumas semanas, porém pode durar meses e até anos. É acompanhada de todos os sintomas de uma gravidez real: enjoos, crescimento e endurecimento da barriga, aumento dos seios, ganho de peso, ausência de menstruação e produção de leite.  Até os movimentos fetais são sentidos por algumas mulheres, inclusive algumas entram em “trabalho de parto” e sentem dores como se realmente estivessem dando à luz. Quando veem que não existe um bebê, costumam dizer (e acreditar) que sofreram um aborto.

Os sintomas de uma gravidez real acontecem porque esse distúrbio psicológico afeta o hipotálamo, responsável pelo controle dos hormônios sexuais. Segundo os médicos, as mulheres casadas, com problemas conjugais e mulheres que tiveram relacionamentos amorosos ruins envolvendo separação, abandono ou gravidez são as mais suscetíveis a desenvolver uma gravidez psicológica. Outras causas para o desenvolvimento desse quadro incluem depressão, transtorno de personalidade, aborto recente, infertilidade, baixa autoestima, proximidade da menopausa aliada à vontade de ter filhos e ainda casos em que a filha engravida e a mãe acaba tendo uma “inveja” inconsciente que leva a pseudociese.

Fonte: Diário de Biologia

Nenhum comentário:

Postar um comentário