O Simbolismo do Vôo
Voar é uma característica exclusiva de algumas espécies, que os humanos apenas puderam copiar pela tecnologia. Como no inconsciente tudo é possível, muitas pessoas sonham com voos de diversas naturezas.
O voo sempre teve ligação com os superpoderes de heróis que fazem parte do imaginário humano, que nos remete ao poder de observar a vida "do alto", de um patamar mais amplo, e que permite diferentes ângulos e percepções. Voar está ligado também ao ar, e por isso a processos mentais, pensamentos e racionalizações.
É importante ressaltar que, ainda que as associações feitas pelo sonhador sejam fundamentais, voar pode estar ligado à liberdade, ao movimento e à soltura, e quando observamos esse símbolo em um sonho, talvez essa temática esteja sendo apresentada. Obviamente notaremos uma diferença em um sonho em que o sonhador voa num tapete, por exemplo, e outro em que voa sem aparato nenhum. Dessa maneira, também diferenciamos um voo com direção, em que o sonhador realiza seus movimentos voluntariamente, e um voo em que o sonhador se vê a mercê de movimentos caóticos sem direção nem finalidade.
As emoções que permeiam esse voo permitem compreender o símbolo de maneira mais completa. Voar com uma sensação de medo, insegurança e angústia é certamente muito diferente de voar com uma sensação de prazer e curiosidade.
A temática do voo é bastante presente em diversos personagens mitológicos, como Pégaso, o cavalo alado que serve aos deuses, Ícaro, com as asas de cera que derreteram por voar perto demais do Sol, e o próprio Hermes, o mensageiro dos deuses com seu capacete e sandálias alados, por exemplo.
Quais Podem ser as Interpretações?
Voar sem aparatos e com domínio dos movimentos pode indicar experiências de autonomia e liberdade de ação que são necessárias.
Sonhos em que o sonhador voa desordenadamente, sem conseguir controlar os próprios movimentos, sem nenhum aparato e sem emoções presentes, podem indicar que a psique do sonhador está comprometida. Convém buscar ajuda profissional.
Fonte: msn
Nenhum comentário:
Postar um comentário